sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

9º DIA ESTRADA REAL - CONGONHAS A CASA GRANDE 09/01/14

Depois de muito pó de minerio ingerido no ultimo dia acordei com uma preguiça, mas como tinha que girar logo me animei e logo já estava subindo rumo a igreja Basilica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Uma subidinha tensa e chata para começar ainda frio. A famosa igreja onde na sua frente há obras do famoso Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e de onde pode se ter uma vista da cidade de Congonhas. Este trecho já é conhecido, disputei ano passado uma etapa da copa internacional de MTB onde a largada foi exatamente ali. A estrada estava otima, com muita sombra durante quase todo o caminho. Passei pelo distrito de Alto Maranhão onde vi ruinas de uma antiga cadeia e sem perder muito tempo segui rumo a Pequeri. Lá sem muitas opções passei direto e logo entrei em uma porteira que me levou a uma trilha muito gostosa de se fazer. Aproveitei que era em descida e deixei descer, mas sempre preocupado e não esquecendo que estava com os alforjes. Finalizando por dentro de uma mata sai na beira da rodovia, mas logo direcionado para estrada de chão batido onde mais uma vez entrei em um pasto, agora subindo rumo a cidade de São Brás Do Suaçui. Terminada a trilha já podia ver a cidade e logo já estava passando pelo centro que é por onde passa a mesma rodovia que havia mencionado anteriormente. Como era hora do almoço, bora mandar energia para dentro. Parei em um restaurante e me servi, como estava muito calor e a sede era imensa pedi uma coca de 2 litros e a atendente ficou surpresa e me perguntou se eu ia tomar sozinho. Brincando falei e olha que pode ser só a entrada... Barriga cheia e garrafa de refrigerante vazia, pedi uma água para completar a da caramanhola. De São Brás até a próxima cidade, são cerca de 20 km, começando por uma entrada da empresa MRS. Neste trecho uma larga estrada de terra nos leva a outras menores mas com boa qualidade. Algumas descidas fazem parte e um final plano fazem o pedal render, porem a escassez de sombras nesta parte e o desgaste acaba sendo um pouco maior e o consumo de água aumente. Cheguei então em Entre Rios de Minas e precisava me hidratar com muita água fresca e isotônico. Parei em uma padaria e relaxei por lá. Quando sai para retornar o pedal percebi que o sol ficou encoberto por nuvens e que pelos lados de Congonhas armava-se uma forte chuva. Seria meu primeiro dia com chuva? Saindo da cidade ainda tive mais uma surpresa o pneu estava vazio, provavelmente um furo. Resolvi trocar e por sorte encontrei um ponto de ônibus coberto. Vai que a chuva começa, pelo menos posso trocar com mais tranquilidade. Montei uma estrategia para trocar a câmara de ar sem tirar os alforjes e com alguns ajustes estava feito. Subi na bike e fui seguindo o caminho até que avistei um casal também com alforjes pedalando. Pedalei mais forte e os alcancei, era o Regis e sua esposa Juliana. Começamos a seguir o caminho juntos e logo encontrei com mais um biker, o Ronaldo, que já estava pedalando com o casal, porem ficaram sabendo que tinha um ciclista na frente deles (eu) e pedalou na frente, mas desencontramos pois parei no ponto para trocar o pneu e ele passou pela rua de cima do trevo de Entre Rios. Fomos então pedalando juntos. O Ronaldo estava em um ritmo bom e fui acompanhando até que o casal ficou para trás. Continuamos batendo um bom papo, claro sobre ciclismo, e a viagem foi passando mais rapida. Em uma subida outra surpresa, encontramos com mais 3 ciclistas, os PEDALENTOS, que também estavam fazendo o caminho Velho. Paramos ali no meio da estrada mesmo para bater um papo e trocar informações. Devagar então fomos seguindo nosso caminho até Casa Grande, lá encontramos mais dois ciclistas que estavam também com os três últimos encontrados. Decidimos todos dormir em Casa Grande, porem em pousadas diferentes já que não cabiam os 9 ciclistas em um só lugar.

Antiga ruina de uma cadeia.
 Oba, aqui poucos passam!!!!!

São Brás do Suaçui

Entre Rios de Minas.

A cidade é conhecida como berço da raça de cavalo campolina.

Igreja de Nossa Senhora da Lapa de Olhos d'Agua

Vilarejo de Catauá

Galera do Rio, Pedalentos.

E as maritacas fazendo a festa no final de tarde.