quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

4º DIA ESTRADA REAL - ITAMBÉ DO MATO DENTRO A BARÃO DE COCAIS 04/01/14

 Depois de uma ótima noite de sono, hora de por os pneus para girarem e seguir caminho. Já sai do hotel pensando em encarar o sol de cada dia. Logo no inicio peguei uma cachoeirinha por baixo de uma ponte e um visual incrível da serra ao fundo. O trecho a seguir parece estar passando por um asfalto, ou melhor estava, pois vi varias maquinas estragando na beira da estrada e ninguém trabalhando. Depois de mais ou menos uns 15 km cheguei em Senhora do Carmo, pequeno povoado no meio do caminho.Apenas passei por este lugar e sem demorar segui para Ipoema. A manha estava otima e deu para render bastante. Lá em Ipoema tem um Museu do tropeiro e não perdi meu tempo em visitar. Bem legal, e bastante completo onde conta uma boa historia no que se refere aos tropeiros. Peguei boas informações de alguns lugares que com certeza um dia visitarei. Assim como cachoeiras e o morro grande, lugares lindos que um dia preciso conhecer. 
Meu proximo destino foi Bom Jesus do Amparo. Cidadezinha onde fui muito bem recepcionado pelo meu novo amigo Fernando. Já me esperando na praça foi bem facil o encontrar. Ele por sua vez, faz um trabalho bem bacana, onde faz registros dos viajantes que passam pelo lugar fazendo a Estrada Real. Como não podia ser diferente tambem deixei em seu livro minha historia e meu relato. Batemos um bom papo, conheci a lojinha de artesanatos e a senhora que trabalha lá (me desculpe, esqueci o nome dela), prometi voltar um dia para comprar a boneca feita de palha de milho. Depois ele me levou num lugar bem bacana para almoçar. Lá trocamos boas ideias e o papo rendeu bastante, pois quando vi ja eram 14:00 horas, infelizmente tinha que ir. Porem feliz em te encontrar Fernando. Agradeço pela hospitalidade e continue firme no seu proposito, torço muito pelo turismo de sua região. Segui meu caminho, o sol bem quente, mas logo a coisa ficou bem boa, comecei a pegar muita sombra. Atravessei duas movimentadas rodovias, onde todo cuidado deve se ter por causa do intenso transito de veiculos. Passado esta parte ruim, peguei de novo a estradinha de terra e para minha surpresa no meio de eucaliptos pedalei por longos quilometros. Eucaliptos igual a muita sombra e quase nada de subida, deu para render bastante nesta parte e sem pensar muito já estava em Cocais. Ali parei para abastecer minhas águas e tomar um suco. Conversando com as pessoas do lugar percebi que muitos não conhecem a estrada real. Quando pedi informações sobre as condições da estradas, vários foram categóricos em dizer que a estrada esta otima, asfalto até Barão. Como assim asfalto? Na minha leitura na noite anterior vi que nao tinha asfalto neste trecho. Dai explorando um pouco mais, falaram sobre uma possível subida que passava pela cachoeira da cidade, mas todos achavam que estava fechada ao acesso. Como eu estou fazendo a estrada com o track no GPS, resolvi segui-lo assim mesmo, deixei a pequena Cocais para trás e comecei uma subidinha danada. Passei perto da entrada do sitio arqueologico, mas não entrei pois tinha receio da noite me pegar. Entrei novamente em uma plantação de eucaliptos e continuei subindo. Até que começou a descida e foi assim até Barão de Cocais. Pelo menos o fim do dia tinha que ser mole. Não fiquei rodando na cidade, fui logo procurar um hotel, pois estava louco para tomar um banho e relaxar para no outro dia continuar minha viagem... 









 Senhora do Carmo.




 Cachoeira Alta em Ipoema, consegui avistar de bem longe.

 Ipoema.




 Museu do tropeiro.







 Igreja proximo a Bom Jesus.

 Amigo Fernando.



 Rodovia movimentada.

 O alegria pedalar nestas condições.
 Cocais.









 Barão de Cocais.

2 comentários:

Penélope Lúcia disse...

Mais uma vez um belo presente para nós que estamos seguindo sua cicloviagem.
Que benção, Wiliam, que Deus está te concedendo.
Continue firme e forte.
Abração

Djalma disse...

Willian estou acompanhado sua aventura e confesso que estou muito feliz por você, você terá muitas estórias para contar.
Boa aventura.