terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

VALE DO ALCANTILADO


Hoje foi o primeiro dia de exploração da região de Maromba, Maringá e Visconde de Mauá. Depois de um café na Pousada Aguas Claras eu e Vivian saímos em busca das cachoeiras da região. Nosso destino foi o vale do ALcantilado. A região é bem gostosa para se pedalar, apesar de uma estrada cheia de pedras há muita sombra durante todo percurso. O visual é incrível com belas montanhas de fundo. A todo momento se vê e escuta riachos pela mata, aquele barulho de aguas maravilhoso que relaxa e dá vontade de ficar ali por horas. Faltando poucos quilômetros para chegar já era possível avistar a primeira e mais alta cachoeira. Para visitar as cachoeiras é cobrado uma taxa de R$ 8.00 por pessoa. Existe um barzinho bem ajeitadinho no local, há também estacionamento gratuito. Desta vez as bikes ficaram na entrada, há um lugar para guarda-las. Iniciamos nossa caminhada direção morro acima. A trilha é muito bem sinalizada e na entrada ganhamos um pequeno mapa que serve como uma previa do que iremos ver pela frente. Logo de inicio já começamos ver o rio e caminhar ao seu lado.









A primeira cachoeira da sequencia visitada é a cachoeirinha, pelo nome parece ser fraca, mas quando a vimos não resisti e entrei na agua. E que agua, gelada demais, chegando a dar uma sensação de facas cortando. Mas o ruim é só a primeira entrada ou o primeiro mergulho, depois tudo fica bom. Essa cachoeira é de mais fácil acesso onde qualquer um consegue chegar sem problemas.








Continuando a trilha chegamos ao poço da areia onde depois de uma pequena corredeira há um poço com fundo de areia porem com muita sombra. Há também o poço das raízes onde para chegar a este deve enfrentar algumas raízes aéreas e pequenos cipós.



Nossa próxima cachoeira é a do açude, esta servindo apenas para observar pois possui lugares escorregadios e nenhum poço favorável a banho. Apenas passamos para registrar em fotos.



Seguimos então para a cachoeira das muralhas. Uma espécie de corredeiras em uma vala de pedras. Há um poço bom para banho neste local. Registradas as fotos seguimos então para a parte de maior esforço e de maior inclinação para subir.



Por uma trilha feita no barranco começamos a subir até a próxima cachoeira, desta vez a cachoeira do Lajeado. Tem este nome porque abaixo da cachoeira existe enormes pedras no chão formando uma espécie de laje. Ótima para banho e para o lazer pois possui grande área para piquenique e bastante área ensolarada. Há também uma mina de agua onde os cantis e garrafinhas podem ser abastecidos. Existe uma divisão de trilhas a partir daqui.




Pegamos a trilha da esquerda em direção a duas belas cachoeiras. A cachoeira da toca do penhasco foi a primeira visitada. Há uma enorme pedra e um tipo de gruta nesta cachoeira. Lugar bem diferente e bem bonito.





Seguindo a trilha chegamos então a cachoeira da gruta do granito, uma bela e grande cachoeira no meio da mata fechada. Nesta apenas registramos fotos e ficamos admirando a beleza do lugar. Era então hora de seguir rumo ao topo e para a última cachoeira.



Cachoeira do Alcantilado, 1316 m de altitude, enfim chegamos!!! Uma enorme encosta formada por pedras abrindo um clarão no meio da mata fechada. De lá é possível avistar parte do vale do Alcantilado e até a Pedra Selada. Esta parte deve ter bastante cuidado, e não deve arriscar uma entrada na agua porque é bem perigoso o local. Felizes por ter conseguido alcançar o topo do vale ficamos admirando o belo lugar.










Chegou a hora de voltar e dessa vez era só descida. Não menos perigosa pois os obstáculos para chegar até o topo foram muitos. Passamos mais uma vez por algumas cachoeiras antes de nos despedirmos do local. Um belo lugar abençoado por Deus e que recomendo a qualquer um que goste da natureza e de aventura a conhecer.
Nossos passeios continuam, vamos ver qual cachoeira conheceremos amanha!!!













5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito este passeio,belas paisagens,pelo calor que faz em Blumenau até me deu saudade de uma cachoeira,aqui tb temos c rio e vegetação semelhante.

Um abraço

Vilson Ciclista - Blog

Carlos disse...

Bem... Até perdi a conta ao numero de cachoeiras!! Fantástico ;)

joseadal disse...

Grande liquidação, tudo por 1/4 do preço, foi ontem. ahahahahahah. Foi assim q me senti vendo este passeio. Queria estar ali com vcs tb (é uma ou são duas meninas?)De outra vez convide os amigos com antecedência. Neste domingo, por ex., vamos tomar banho no rio Pirai, querem vir? Estas fotos foi de um verão passado.
https://plus.google.com/photos/104960390788039353551/albums/5290386329052969425
Meu tel 24-88216146

Jorge Nogueira. disse...

Pois é William !!! Casa de ferreiro ...espeto de pau ...rss...Apesar de morar perto dessas maravilhas , eu nunca fui no vale do alcantilado de bike, é um pedal que ainda falta no meu currículo . Como sempre muitos boas fotos. Abçs para vc e Vívian. Obs. aí pelo alcantilado dá pra você sair no Mirantão e depois santo Antônio do rio grande, onde também existem bonitas cachoeiras.

Laura disse...

Muito lindo Wiliam e Vivian. Belo passeio vcs estão fazendo. Aproveitem bastante mesmo. Bjs aos dois.