sexta-feira, 22 de julho de 2011

CICLOTURISMO - 2º DIA PASSA VINTE A LIBERDADE

Continuando nossa saga pelas montanhas de Minas aqui irei relatar sobre o segundo dia da viagem. Acordamos logo cedo para aproveitar para sair o quanto antes. Tomamos aquele café reforçado e aprontamos as bikes. Este trecho seria com bastante subida, porem os 5 primeiros quilometros com maior dificuldade. O visual estava incrivel, uma neblina cobria o vale do rio Preto o céu mantiasse azul como no 1º dia. Pegamos uma pequena estrada que contorna a pedra da carapuça. Com muitos sobes e desce esta foi a pior parte. Terminado este esforço entramos na estrada principal que continuava a subir, desta vez menos intenso. Foi assim até a linha ferrea onde conrtamos caminho pela mesma. Lucia e Laura ficaram bastante preocupadas com o fato de vir um possivel trem. Neste trecho havia um desfiladeiro e o lugar para se esconder do trem era minimo. Sorte que o trem não veio. Logo chegamos em Carlos Euler, um pequeno lugarejo cravado na serra. Paramos para tomar uma Coca Cola e repor as energias pois a partir dali teriamos a continuação da serra até Augusto Pestana. Energias repostas era hora de partir. Começamos a subir porem uma coisa muito boa eu notei, a estrada estava otima para se pedalar, uma subida leve, por dentro de uma mata o que nos proporcionou sombra o tempo todo. Bem mais rapido do que eu imaginava chegamos em Augusto Pestana, outro pequeno lugarejo por onde antigamente passava um trem de passageiro que diga de passagem tenho muitas saudades do velho trem azul mineiro. Na estação fiquei relembrando minhas viagens por ai e pensando que naquela epoca nunca sequer imaginava que chegaria ali de bike. Hoje ali se encontra a estação e algumas casas que resistem ao tempo. Outra coisa boa de chegar em Augusto Pestana era que a subida tinha terminado, dali pra frente era só plano e descidas até Liberdade. Por uma bela estrada seguimos nosso caminho, até que em certo trecho encontramos a placa nos informando: LIBERDADE!!! Pedalamos por 2 km em asfalto até a cidade. Já chegamos procurando almoço e durante a refeição tivemos a noticia que na cidade estava tendo festa. Isso nos preocupou, pois a possibilidade de não achar vagas em algum hotel era imensa. Para sorte conseguimos os dois ultimos quartos de uma pousada.
Distancia percorrida do dia: 38 km
Distancia total: 100,5 km

Pedra da carapuça e ferrovia do aço.

Antiga estação de Carlos Euler.

Augusto Pestana.

Liberdade-MG.

Enquanto almoçavamos conhecemos dois bikers da cidade de Guaratiguenta-SP, o Ciro e seu filho Guilherme. Os mesmos vieram até nós para pegar algumas dicas de passeios na região. Me animei e resolvi fazer a volta de Bom Jardim de Minas com eles. Guardei minhas coisas no hotel e saimos para pedalar. Pegamos a estrada plana que antes era uma antiga linha de trem. Esta estradinha recomendo a qualquer um que esteja passando pela região a fazer. Sem morros e com belo visual. Em Bom Jardim paramos um pouco para descançar e seguimos de volta para Liberdade porem dessa vez pelo asfalto da rodovia que liga as cidades de Juiz de Fora a Caxambu. A noite caiu rapidamente e nos pegou de surpresa, mas a bela surpresa estava surgindo de tras dos moros, a lua! Estava perfeita, iluminou nosso caminho a ponto de não precisar de farois. Só que com a noite veio o frio. As descidas pelo asfalto tornaram-se um tormento, pois quanto mais velocidade se pegava mais frio sentia. Faltando 10 km para Liberdade entramos numa outra rodovia e dali ate o hotel foi um pulo. Chegamos no hotel e eu só queria saber de tomar um banho quente e comer algo. Como sugestão do Nikson, comemos uma pizza muito fraca o que me obrigou a fazer uma parada no quiosque de lanche e comer um hamburguer. Valew aos amigos da Guarabike pela compania no passeio, foi um prazer pedalar com vocês. Qualquer dia nos encontramos por alguma trilha!!!!
Distancia percorrida da volta: 54 km

Guilherme e eu.

Ciro e eu.

Carlos disse...

Esta foto está fantástica!!

Continuação de boas pedaladas!