sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MINAS GERAIS - SANTANA DO GARAMBEU - 73 KM

2º pedal da viagem a Minas Gerais. Dessa vez nosso destino foi à simpática cidade de Santana Do Garambéu, próxima a região da serra de Ibitipoca. Saímos meio tarde de casa, ficamos enrolando e também tentando arrumar o ciclo computador do Bruno que arrebentou. Sem sucesso seguimos nosso destino. Praticamente todo trajeto era desconhecido por nós. Logo de inicio as margens do rio Grande deparamos com outra enchente, desta vez mais fácil de superar. Para passar utilizamos um caminho que foi aberto ao lado no pasto mesmo. Vencido o obstáculo era hora de começar a encarar o sobe e desce das montanhas de Minas Gerais. E que sobe e desce eram subidas longas com descidas alucinantes. Nosso caminho de ida, todo ele em estradas de terra estava sempre sinalizando nosso destino, o que nos ajudou bastante. Em um momento encontramos uma vaca no meio da estrada, a mesma se encontrava assustada, o que acabou causando medo em nós, pois ela poderia investir sobre a gente com seus chifres afiados. Sorte que depois de algum tempo conseguimos contorná-la e seguir nosso pedal. As subidas continuavam sempre longas e parecendo intermináveis. O sol sempre quente o que aumentou um pouco o desgaste. Depois de 22 km e de uma forte descida seguida de uma fortíssima subida chegamos a nosso destino. Nesse momento a fome já batia e ainda sentíamos o cheirinho bom do almoço nas casas, isso acabou com nós. Sorte que na cidade encontramos o restaurante do Zé Manoel com uma deliciosa comida por um precinho de apenas R$ 8,00, podia comer a vontade, então esbaldamos, comemos muito a comida estava maravilhosa, recomendamos a todos que estejam passando pela cidade que almocem lá. Terminado o banquete procuramos nos informar com o dono sobre alguma cachoeira e ele nos indicou a cachoeira da água limpa, apenas 3,5 km da cidade. A cachoeira faz jus ao nome, muito linda, com sua queda de aproximadamente 15 metros forma um poção de águas esverdeadas, um encanto para quem quer desfrutar dessa maravilha. Aproveitamos para tirar fotos e dar um mergulho, afinal o sol estava bem quente. A vontade era de ficar ali por muito tempo porem ainda tínhamos um longo trajeto pela frente. Voltamos no restaurante do Zé Manoel onde chupamos picolé para dar novas energias para a volta. A volta foi por outro caminho, metade inicial totalmente desconhecida, para minha surpresa os 20 km iniciais encontram-se asfaltados, o que acabou rendendo a pedalada. Era uma estrada bem sinuosa porem bem larga, os sobe e desce continuavam, dessa vez mais intensos. Cada topo do morro vencido era possível ver a silueta que a estrada fazia, eram até bonito de se ver. Acabado o asfalto era hora de render mais um pouco e por uma estrada de terra seguimos até Piedade do Rio Grande. Este foi um bom passeio onde conhecemos mais um lugar novo e ainda levamos nosso nome para novos caminho. Pedalamos pelo circuito trilhas dos inconfidentes e pelo circuito serras de Ibitipoca. Podemos entrar em contato com as montanhas mágicas que cercam a região. Grande abraço a todos.
Distancia percorrida: 73 km
Participaram do passeio: Bruno e Wiliam

Outra estrada tomada pela enchente.

A vaca que vai na frente era bem arisca e tivemos que tomar bastante cuidado.

Nosso belo almoço.

Cachoeira da agua limpa em Santana do Garambeu.

Vendo a cachoeira de outro angulo.

Rio Grande ao fundo.

Este mata burro mata!!!

Estradas que serpenteiam as montanhas.

PARA VER O PASSEIO DE BRASILINHA CLIQUE AQUI.