quarta-feira, 22 de setembro de 2010

22 DE SETEMBRO - PEDAL PARA O TURVO

 
 

Hoje dia 22 de setembro é o dia dedicado no mundo para o dia sem carro. Fui convidado pelo meu amigo Nikson de Barra Mansa para fazer um passeio que adiamos no final de semana que passou pois estava chovendo. Aceitei, conhecer novos bikers sempre é bom e por em pratica este esporte que gosto. Marquei com ele de me encontrar pelo caminho em direção a Amparo. O dia estava lindo!!! Segui num ritmo bem rapido até que me encontrei com 10 bikers la no final da subida para Amparo. Todos estavam la parados esperando um amigo se recuperar de uma leve tonteira, nada grave. Durante o trajeto fui me enturmando com o pessoal que ainda não conhecia. Em Amparo paramos para tirar algumas fotos e para fazer um lanchinho. Daqui dois bikers voltaram para Volta Redonda e nós pegamos uma estrada de terra em direção ao Turvo, porem entramos numa estrada adjacente onde passariamos pela fazenda Bom Sucesso. Estradinha boa, só um caminhão que levantou uma poeirinha. Passando por este local eu, Nikson e Jorge fomos tentar conhecer uma fazenda. Nikson possui um blog onde ele registra a historia atraves da lente de sua camera fotografica, vale a pena conferir o blog clicando aqui. Aparentemente a fazenda não é tão antiga entao resolvemos voltar para a trilha e seguir em direção ao destino. Nessas horas o sol estava muito quente sorte que faltava pouco para chegar. No Turvo nem parei, me despedi de todo o pessoal que ia almoçar e descer só mais tarde. Segui então com o Jorge que precisava ir almoçar com sua patroa, fomos trocando boas ideias pelo caminho, caminho este que escolhi descer pela trilha da jaqueira. Descemos bem rapido e quando vimos ja estavamos quase em casa. Jorge ficou no bairro Agua Limpa e eu ainda tinha que andar mais 6 km pelo centro caotico de nossa cidade. Valew Jorge pela compania na volta.

Hoje no mundo inteiro se comemora o Dia sem carro, é um dia onde teoricamente boa parte da população deixaria seu carro em casa, e sairia de transporte publico, bike ou ate mesmo uma boa caminhada. Sabemos que para muitos é inevitavel deixar seu carro na garagem, respeitamos isso e sabemos que o carro tambem é importante e que ele faz parte. Muitas ongs tiram o dia de hoje para tentar alertar os motoristas e tentar fazer com que eles se coincentizem do mal que faz esse crescimento estrondoso de veiculos. Nossa cidade hoje em dia esta com uma frota de aproximadamente 1 carro para 3 habitantes. Porem não adianta em nada que os motoristas deixem seus carros se a politica publica não tiver nenhum interesse em melhorar nossas vidas. Pense só: 4 em cada 10 pessoas que deixarem seus carros na garagem para ir trabalhar de onibus por exemplo, me diga quem dos 4 vai gostar de entrar num onibus que esta atrasado quase 1 hora, pagar uma passagem cara num transporte de má qualidade? Fica dificil!!! Falo isso aqui no Brasil onde é a nossa realidade. Temos muitos amigos de outros paises que acompanham nosso blog, não sei como é em outros paises. Vi a dias atras uma reportagem em uma cidade da Holanda, outro nivel. Só para se ter uma ideia para deixar seu carro estacionado em uma das ruas o motorista tem que desembolsar cerca de 100 reais, parece rigido? Mas não é!!! E tem mesmo que ser assim. Por lá as autoridades ja se mancaram e viram que seu pais sofrera de imediato com essa questão de poluição. Além dessa taxa, esta em projeto uma nova lei por la onde sera cobrado imposto por km rodado, quer medida mais eficaz que essa. Lá os governates pensam ao contrario dos nossos que impoem medidas e leis que só beneficiam poucos. Clique aqui e veja um site com algumas leis idiotas. Nosso Brasil é brincadeira...
 Cadê as ciclovias???? Isso nos afeta diretamente, escolhemos este esporte para nos fazer bem tanto na mente quanto na alma. E o que sofremos até chegar em nossas trilhas, ou até mesmo dar um passeio com a familia pelo bairro e cidade. Fechadas, desrespeito, buzinas ... A cada dia que saio de casa enfrento em torno de pelo menos 10 km para chegar em uma trilha ou estrada rural, faço todo o percursso dividindo espaço com os carros. Ciclovia seria uma otima opção para todos, principalmente em cidades planas, seria o ideal, ja reparei que no horario de pico mesmo dividindo espaço com carros chego primeiros que muitos carros. Então nada adinta fazer campanha pedindo que deixe mais seu carro em casa e não der opção para estes motoristas, se não temos infraestrutura. Apoio qualquer tipo de manifestação que aconteça nesta data e acho muito importante que aconteçam. Uso minha bike mais simples para ir na faculdade, quando nao tenho lugar para deixa-la com segurança faço uma boa caminhada, não me importo se meu vizinho roda com seu carro o dia todo desnecessariamente, porem eu me importo com ele e acima de tudo comigo e com meus amigos, por isso adotei este estilo. Nós OFF ROAD BIKERS, nos preocupamos com nosso futuro e nossa parte a gente faz. Quem sabe um dia com esforços conseguimos educar nossa população e saber a importancia que temos para termos um mundo melhor. Vamos cada um fazer um pouco e um dia chegaremos lá!!!

Participaram do passeio de hoje: eu (Wiliam) - Nikson - João Bosco - Jorge - Lúcia - Laura - Henrique - Adailton - Edinho - Marquinho
Fotos: Wiliam e Lucia

Nosso amigo João Bosco.

Um comentário:

GINETAS BIKERS BTT PALAFOLLS. disse...

hola william , un saludo !!! buena ruta y con muchos bikers. aqui en españa tenemos el mismo problema ,muchos vehiculos para contaminar un ambiente que cada dia nos afecta mas .es el progreso y contra ello desgraciadamente no podemos luchar si no nos unimos todo el mundo en global.verdaderamente es una penaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!