quinta-feira, 2 de maio de 2013

VOLTA POR BOCAINA DE MINAS E SANTO ANTONIO DO RIO GRANDE

1º de maio, feriado do dia do trabalhador e mais um pedal fantástico feito por mim, Waslen e Guilherme. Nosso destino foi a serra da mantiqueira. Partes do trajeto eu já conhecia e o restante era totalmente inédito.  Deixamos os carros em Falcão e de lá seguimos pela estrada empoeirada rumo a Carlos Euler. E da-lhe subida. Pegamos a estrada em reforma e tinha muita terra revirada com pedras soltas. Devagar mas sempre constante seguimos rumo ao primeiro destino. Paramos para apreciar a pedra da carapuça e logo em seguida saímos da estrada para andar nos trilhos e ver o visual da cachoeira que margeia os trilhos. O dia estava lindo e o percurso estava rendendo. Nossa subida continuou sem parar até Augusto Pestana. Lá fizemos um lanche rápido e dai em diante pegamos estradas inéditas. E que visual apreciamos.Com a ajuda do GPS chegamos em Bocaina onde paramos para almoçar. Demos uma volta na cidade e pegamos estrada rumo a Santo Antonio do Rio Grande. Cidadezinha pequena encravada no meio das montanhas mineiras. Lá recebemos informações sobre uma cachoeira que fica próxima, uns 6 km da cidade. Resolvemos ir para conhece-la. Valeu bem a pena, a cachoeira do rio Grande tem uma estrutura legal montada por perto e é muito bela. Tiramos fotos e voltamos para Santo Antonio. fizemos um lanche e partimos rumo a Mirantão. O que separa as duas cidades é uma subida forte e uma longa descida. Sofremos para subir mas valeu bastante pois a descida foi espetacular. Por Mirantão passamos rápido, pois o dia já estava indo. Margeando o Rio Preto chegamos em Jacuba já no escuro. A parti dai o trajeto ficou tenso, pois não levamos nenhuma lanterna. O cansaço já tomava conta e as descidas tornaram muito perigosas. A descida da cachoeira de fumaça foi a parte mais tensa. Longa e com muita pedra exigiu cuidado redobrado. Não enxergando praticamente nada fomos descendo bem devagar. Com muita prudencia para não haver uma queda e estragar o final do passeio continuamos até fumaça e de la mantemos o ritmo até Falcão. Ver o local de partida foi muito bom. Apesar da dificuldade encontrada no final do passeio foi muito bom e proveitoso a volta. Novos lugares, boas fotos e muito pedal com dois amigos gente fina. Valeu galera!!! Vocês estão de parabéns.
Track da volta: http://connect.garmin.com/activity/306441045

Andando na linha.

Cobra que encontramos morta pelo caminho.

Em Augusto Pestana.

Este lagartinho caiu de uma arvore com no minimo uns 5 metros de altura.

Chegando em Bocaina.

O visual foi assim!!!!

Estradão chique demais.

Santo Antonio do Rio Grande.

Cachoeira do Rio Grande.

Passando por Mirantão.

Altimetria.

Abaixo alguns videos, não deixe de conferir.