X lama, é assim que mais uma vez podemos chamar o X TERRA em Tiradentes 2013. Depois de um sábado com tempo, a madrugada de domingo castigou e choveu bastante. Amanheceu chovendo e mais uma vez a lama nos esperava.
O circuito da prova é maravilhoso, trilha travada com descidas técnicas dão um espetáculo a parte para quem gosta de MTB. Neste ano participamos eu, Guilherme e Waslen que estreou mandando bem. Aprova como tinha que ser foi travada no inicio, a trilha logo congestionou e o empurra bike foi preciso e praticado durante bom tempo. O que mais ouvia neste pedaço é a galera reclamando do barro e o que estava fazendo ali. Ouvia-se coisas do tipo "Que merda, o que vim fazer aqui, podia esta vendo esporte espetacular (ironizando)" e por ai vai. Mas o fato é que ano que vem a maioria esta de volta para sofrer tudo de novo, seja debaixo de chuva ou sol quente. Minha meta particular era fazer uma prova bem descontraída, mas a chuva me desanimou e o que eu mais queria era chegar rápido para tomar banho e me secar, então aprecei a pedalada na medida do possível. Waslen ligou o foguete e sumiu, só conseguia avistar ele de longe. Já o Guilherme vinha logo atrás fazendo festa. A prova desenrolava na medida do possível bem, até que depois do segundo ponto de água meu pneu traseiro furou e foi preciso trocar. E vou te falar, trocar pneu cheio de barro é dose, entrou câmara de ar com lama tudo dentro do pneu. Montei a roda e enchi o pneu e dali em diante era torcer para a lama não furar de novo a câmara de ar. Guilherme também teve o pneu furado e também deve ter tido dificuldade semelhante na troca. Dai em diante era a parte gostosa da prova, a descida. Meu medo era enfrentar a lama de 2011, mas a sorte que escorregando deu para zerar a descida sem precisar descer da bike para empurrar. Nas descidas peguei trafego, muita gente empurrando, mas com jeitinho, consegui abrir brechas e pedir passagem seguindo minha prova. Em outro trecho encontrei um cara de jeep atolado no meio da estradinha, obrigando todos os bikes a descer para passar por eles. Nessa hora tive que zoar, subi na bike e falei, "Olha só como se faz!!!", patrolei na lama e sai na força. A chuva que caiu deixou apesar de travada, muito divertida a trilha, obrigando cada um a ter controle total da bike, porque qualquer bobeira era chão!!!!
Completar a prova era o que restava, e debaixo de uma fina chuva conseguimos completar a prova. Com Waslen, eu e Guilherme na sequencia. Eu só queria tirar a lama do corpo e me secar, o frio estava começando a apertar e parar molhado não iria dar certo.
Tirando a trilha que é show de bola e o encontro com um monte de ciclistas outras coisas não foram nada agradáveis. Pelo terceiro ano consecutivo a largada oficial continua uma confusão. Primeiramente no trecho controlado, uma moto levando um fotografo da prova veio loca atrás dos ciclistas buzinando e tentando passar em uma parte onde não dava, porque tinha muita bike. O motoqueiro trafegou em cima da calçada tentando cortar caminho, até que em um momento não dava mais e ele simplesmente voltou para rua jogando a moto em cima das bikes, um absurdo, podia ter machucado uns três pelo menos. Chegando no péssimo local de largada outra confusão, alguns bikers induzidos pelos batedores entraram no sentido errado causando a maior confusão e depois um mané da organização queria colocar ordem falando. Perdemos um tempo para colocar a galera da elite na frente para então largar. Este ano a trilha me preocupou bastante, já que os pontos de perigo não estavam bem sinalizados, presenciei alguns tombos por causa disso. A inscrição subir demais do ano passado para este ano, e nada de novo mudou, pelo contrario, a aguá esta escassa, os STAFF ficavam conversando e próximos uns dos outros, não cumpriram com o cronograma de entrega dos kits e tantas coisas mais, que infelizmente são decorrentes da ocasião quando o dinheiro acaba valendo mais que o esporte.
O evento é bacana, mais precisa ser organizado melhor, cresceu o publico pelas belas referencias que possuíam, eu mesmo cansei de falar bem do evento, agora infelizmente não dá para dizer a mesma coisa.
Guilherme esqueceu o uniforme em casa e Waslen ficou com medo de sujar a camisa da equipe. Deu trabalho identificar vocês desse jeito.
Se até a elite empurra, porque eu não???
Largada da competição